top of page

QUEM É ALEX SANTOS?

O maringaense Alessandro dos Santos saiu do Brasil em 1994, aos 16 anos para estudar no Japão. Quando chegou lá matriculou-se no Meitoku Gijuku High School, na cidade de Kochi e entrou para o time de futebol da escola. Quando terminou o ensino médio, em 1997, assinou o seu primeiro contrato profissional, com o Shimizu S-Pulse, clube no qual foi escolhido em 1999 o melhor jogador da J-League (campeonato japonês), e mantendo-se em alto nível de atuações, alcançou o título de melhor jogador da Ásia em 2000.  

Após temporadas de destaque com prêmios coletivos e individuais, em 2001, obteve a cidadania japonesa e ganhou sua primeira oportunidade na seleção. Sua estreia foi em 21 de março de 2002 contra a Ucrânia, e fez parte da seleção de Philippe Troussier na Copa do Mundo da FIFA do mesmo ano, realizando um sonho. Jogando em casa, o Japão fez uma boa primeira fase e se classificou em um grupo difícil contra Bélgica, Rússia e Tunísia, porém, acabou caindo na fase seguinte, para a Turquia.  

Em 2003, Alex seguia com prestígio no futebol japonês e saiu do S-Pulse rumo ao Urawa Red Diamonds, clube no qual foi multi-campeão e lhe deu oportunidade para disputar a copa da Ásia em 2004, se tornando titular da equipe comandada por Zico, na qual o Japão se sagrou campeão. Em 2005, na Copa das confederações, mais uma boa campanha, mas, terminou empatada em número de pontos com a equipe que seria campeã, o Brasil, e acabou não se classificando.  No ano de 2006, algo que Alex nunca imaginava estava se concretizando, aos 29 anos, disputar a segunda copa do mundo de sua carreira, na Alemanha.  

No ano seguinte, Alex foi emprestado pelo Urawa ao Red Bull Salzburg, na Áustria, ganhando o campeonato austríaco e realizando mais um sonho, disputando uma liga dos campeões da Europa. Voltando ao Japão, em 2009, assinou com o Nagoya Grampus, sendo mais uma vez campeão japonês em 2010. Alex Santos ainda teve passagens por dois outros clubes japoneses, o Tochigi Soccer Club e FC Gifu, antes de retornar ao Brasil em 2015 para jogar nos dois clubes de sua cidade natal, disputando o campeonato paranense série A, pelo Maringá FC, e o campeonato paranaense série C, pelo Grêmio Maringá. Seu último clube na carreira foi o PSTC, de Londrina. Após deixar o futebol profissional, ele decidiu voltar a Maringá, para se dedicar às categorias de base e formação de atletas, dando início ao seu projeto: o Instituto Alex Santos.

bottom of page